Reconstrução da unha: métodos, técnicas e informações úteis

Forgociline

A unha , ou seja, a ' aplicação de unhas artificiais, é uma técnica cosmética que visa agora o embelezamento da unha natural muito popular.

Certamente você deve ter lido opiniões conflitantes sobre a segurança desse tratamento ou talvez sobre sua eficácia. Garanto que uma reconstrução de unha feita por um especialista e com materiais de qualidade dura com o tempo e não causa danos à unha natural e com este guia tentarei esclarecer o assunto, dando-lhe todas as informações que você precisa para escolher a técnica mais adequada. se encaixa em você e suas unhas.

MÉTODOS DE RECONSTRUÇÃO DE UNHAS

O método de reconstrução das unhas pode variar de acordo com o material utilizado, a forma das unhas naturais ou de acordo com os hábitos e preferências estéticas de quem faz este tratamento.

Vamos ver juntos quais são os métodos de reconstrução das unhas:

  • O método de dois componentes ( acrílico ), em que um pó de modelagem ou um gel sintético é misturado a um líquido especial.
  • O fotopolimerizador, em que um gel que endurece sob os raios UVA é aplicado na unha em duas ou três camadas.
  • A técnica do pó de seda , em que toda a superfície da unha é recoberta por uma camada de seda autoadesiva.

ACRÍLICO OU GEL?

Com o primeiro método, o acrílico , as unhas são esculpidas com uma mistura de dois ingredientes - um polímero em pó e um monômero líquido - que endurece no ar. É uma técnica que requer experiência e destreza e que envolve a utilização de um produto com um odor muito forte que pode ser desagradável. O acrílico é um método de reconstrução eficaz em casos de roeduras de unhas avançadas, pois a área da unha natural é muito estreita ou em qualquer caso insuficiente para a aplicação do gel.

No entanto, o acrílico é um material pouco elástico e por isso tende a não amortecer os choques normais decorrentes das atividades diárias. Esta é uma característica que a torna frágil e não recomendada na presença de unhas longas naturais, para o que seria necessário aumentar a espessura da camada acrílica para estabilizar a estrutura e reforçar o denominado ponto de tensão. Esse aumento de espessura, entretanto, tende a enfatizar a artificialidade do tratamento.

Segundo metodo

O segundo método é certamente o mais popular e difundido , especialmente na Europa. Baseia-se no endurecimento de um determinado material viscoso (o gel) que ocorre graças à presença de um catalisador específico, os raios de uma lâmpada UV (ou mais recentemente de uma lâmpada LED).

A fotopolimerização é uma característica que torna o gel realmente muito confortável: durante a fase de reconstrução é possível modelá-lo à vontade até que o resultado desejado seja obtido, só então procedendo à polimerização, evitando assim os problemas de tempo e pouca ductilidade ditado pela secagem ao ar.

Não te parece que este método é semelhante ao da reconstrução dentária? Não é por acaso que o gel para unhas foi inventado por um técnico dentário!

As unhas de gel têm um aspecto mais natural do que as unhas de acrílico e também são mais brilhantes, sem contar que os materiais utilizados são inodoros.

A técnica do pó de seda (ou fibra de vidro) é um método de reconstrução reservado para unhas basicamente saudáveis, que precisam de reforço ou de uma aparência particularmente bem cuidada. Esta técnica envolve o uso de uma folha de seda (ou linho) que é feita para aderir à unha natural com uma cola especial.

Este método reconstrutivo é menos duradouro que os anteriores, mas também é o menos invasivo; envolve a aplicação de um verniz tradicional como último passo e é perfeito para "guardar" uma unha prestes a partir sem recorrer a materiais mais exigentes. É muito utilizado para manicures em ocasiões especiais, pois é um tratamento que se realiza em pouco tempo, garantindo excelentes resultados.

ALONGAMENTO: O QUE ESCOLHER?

Todos os métodos listados são usados ​​para fortalecer e proteger as unhas naturais, mas também para o alongamento das unhas usando duas técnicas diferentes : a primeira envolve o uso de pontas, a segunda de papéis (ou formas).

Com a primeira técnica, a das pontas , as unhas naturais são alongadas através da adesão de uma ponta de unha pré-existente, feita de um material plástico fino e resistente a impactos.

Já no segundo caso, a ponta da unha é confeccionada à mão pela manicure diretamente com o material de reconstrução escolhido (acrílico ou gel), com o auxílio de um suporte especial de papel descartável, o mapa. O chamado papel é colocado sob a borda livre da unha agindo como suporte para o material que será colocado e curado no topo como uma extensão.

Não existe uma regra fixa para preferir um método a outro e muitas vezes a escolha depende dos gostos pessoais ou das atitudes práticas do técnico de unhas. No entanto, há algumas coisas a se ter em mente para não comprometer o resultado:

  • No caso de onicofagia é necessário proceder necessariamente com o alongamento com ponta, visto que não há margem livre suficiente para posicionar o mapa;
  • A extensão com ponta proporciona que a unha natural seja curta e regular; em caso de unha quebrada na ponta, é melhor escolher o método do papel, de forma a reconstruir apenas a área quebrada sem ser forçado a cortar drasticamente a unha natural.

DURAÇÃO

Uma reconstrução feita como obra de arte e com materiais de qualidade deve durar ao longo do tempo e - salvo imprevistos devidos, por exemplo, a choques violentos - deve permanecer intacta até a sessão de recarga, ou seja, quando a manicure passa a preencher aquele que é a parte da unha natural cultivada entretanto.

As unhas naturais crescem em média 0,5 / 1 milímetro a cada semana e é essa variável que torna impossível determinar exatamente quanto tempo de duração universal deve ser considerado aceitável.

Digamos que em geral 25/30 dias seja um intervalo de tempo além do qual seria melhor não ir, porque o recrescimento nesse ponto começa a ser bastante vistoso e a estrutura da unha pode ser menos estável.

PRÓS E CONTRAS DA RECONSTRUÇÃO

Os prós de uma extensão ou extensão de unhas são bastante óbvios: as unhas são significativamente mais resistentes e a aparência bem cuidada das mãos tende a ser durável e fácil de manter Além disso, quem sofre de roer unhas tira grande proveito das unhas artificiais, e digo isso por experiência própria: vernizes repelentes nunca funcionaram comigo e ver unhas feias nunca me ajudou a resistir à tentação de roê-las.

Iniciei então um tratamento de reconstrução que durou cerca de dois anos, no qual testei todos os métodos de acordo com a minha necessidade do momento, passando assim desde a extensão de acrílico com ponta até o reforço da unha natural com gel monofásico. Já se passaram 10 anos e minhas unhas naturais são fortes e compridas ... nada no mundo me faria querer comê-las! Essa foi uma premissa necessária para o argumento "contra".

Profissional de qualidade

Se a técnica reconstrutiva é feita por um verdadeiro profissional com produtos de qualidade, as unhas não estragam, é bom saber. Conte com um especialista e comprove as suas aptidões solicitando o seu diploma e / ou certificado de visualização, não há nada de mal em fazê-lo e para o profissional de unhas será um prazer mostrar-lhe.

Dito isto, como acontece com qualquer medicamento ou produto cosmético, também nesta área devemos ter cuidado com as alergias . À luz do que é relatado na literatura do setor, um dos riscos associados à reconstrução ungueal parece ser a alergia de contato aos acrilatos, presentes tanto nos pós acrílicos quanto nos géis UV. Por isso, é bom que quem tem alergia a essa substância (ou similar) evite aplicar unhas artificiais, inclusive de plástico: nas pontas, usa-se uma cola à base de acrilato.

O outro risco associado à reconstrução ungueal é representado pelo uso de lâmpadas ultravioleta para polimerização em gel. Na verdade, quando o gel endurece, as mãos ficam expostas, ainda que por alguns minutos, aos raios ultravioleta e - assim como as lâmpadas de bronzeamento - a pele desprotegida fica exposta a todos os riscos envolvidos. Você pode facilmente remediar o problema espalhando um creme com alto FPS na pele da mão ou usando uma luva de proteção especial.

Comentários